Já falamos por aqui o potencial das compras online. Novas pesquisas vêm afirmando a expectativa. Um estudo da Bain & Company aponta que o setor é um dos mais promissores do país, com um crescimento anual de 11%, apesar da recessão.
A grande vantagem do e-commerce é o seu grande alcance, sem a necessidade de um grande investimento físico, publicitário ou logístico. Indiferente de seu tipo, os consumidores finais podem obter um canal direto de comunicação, encurtando a cadeia de distribuição. Assim, a comunicação entre as partes é facilitada, resultando em uma melhora no atendimento.
O consumidor atual, inclusive, já não vê o pagamento do frete com maus olhos, uma vez que enxerga a praticidade e a comodidade do serviço. Ações personalizadas e qualidade de atendimento – na compra, na entrega e no atendimento, geram maior ligação emocional e fidelidade com a marca. Tanto que algumas marcas começaram a utilizar a realidade virtual para elevar a experiência de compra.
Os tipos de e-commerce variam de acordo com os produtos ou serviço ofertados. Entretanto as possibilidades são gigantes. Em volume de pedidos, os itens mais comprados online são: moda e acessórios, eletrodomésticos, livros, cosméticos e perfumaria, telefonia, casa e decoração, informática, eletrônicos, esporte e lazer e brinquedos.
Uma segunda classificação, utiliza a natureza dos participantes, ou seja, o perfil dos vendedores e dos compradores. E nela, podemos classificar três perfis: Administration (A) – Governo e Órgãos Públicos, Business (B) – Empresas em geral e Consumer (C) – consumidores. Então, no total, podemos ter até nove tipos de negócios:
- Administration to Administration (A2A)
- Administration to Business (A2B)
- Administration to Consumer (A2C)
- Business to Administration (B2A)
- Business to Business (B2B)
- Business to Consumer (B2C)
- Consumer to Administration (C2A)
- Consumer to Business (C2B)
- Consumer to Consumer (C2C)
Entretanto, dentre eles, três são bem mais comuns. São eles:
Business to Business (B2B)
Esse tipo de comércio é realizado entre empresas, ou seja, pessoas jurídicas. As transações podem ser de bens ou serviços. Esse tipo de negócio não é novo, entretanto a internet mudou a forma de transação. Geralmente, as operações incluem grandes volumes de compra, o que atribui a necessidade de grandes estoques e rápida disponibilidade. É o tipo de transação que a 8 Milímetros costuma realizar, apesar de não ser via e-commerce.
Business to Consumer (B2C)
É o comércio mais comum, o qual a empresa vende seus produtos ou serviços a consumidores (pessoas físicas). Por se tratar de uma transação online, não é necessário que haja também uma loja física. A logística é realizada na maior parte das vezes por outra empresa, como os Correios ou uma transportadora. Apesar da concorrência ser acirrada, a abrangência do canal proporciona boas oportunidades de vendas, inclusive para todo o país. A maior empresa de e-commerce brasileira B2C é a B2W, que contempla os domínios Submarino, Americanas e Shoptime.
Customer-to-customer (C2C)
Para realizar uma compra, não é estritamente necessário que seja através de uma empresa. Consumidores também podem empreender online e geralmente a compra é realizada através de outra plataforma, como site ou aplicativo. Esse é um dos tipos de comércio que mais crescem atualmente. Alguns exemplos são o Mercado Livre, o Uber e o Airbnb.