Receita de publicidade em podcast alcança US$ 1,4 bilhão


O marco do US$1 bilhão demorou um ano a mais para chegar, mas aconteceu, finalmente, em 2021.

As projeções nos Estados Unidos indicavam que a receita em publicidade em podcast alcançasse a casa do bilhão em 2020, mas aquele estranho ano que mudou o mundo não entregou o esperado. Em 2021, entretanto, chegou-se ao esperado marco com US$1,4 bilhão em receita.

Apesar dos números serem do mercado dos Estados Unidos, não podemos deixar de olhar para esses dados com atenção. Afinal, o Brasil ultrapassou o país e hoje é o terceiro maior consumidor de podcasts do mundo. Tem algo aí e é urgente as marcas e agências brasileiras pararem para ver – e ouvir.

O mundo ainda enfrenta os desafios da pandemia (e talvez, justamente por isso), mas os investimentos na internet cresceram 35,4% no ano passado, representando US$ 189,3 bilhões, contra US$ 139,8 bilhões em 2020. Quem puxou esse salto foi o mobile, que teve um crescimento de 37,4%, equivalente a US$ 135,1 bilhões. A título de comparação, a TV cresceu apenas 8,7% no mesmo período.

Tudo o que você precisa saber sobre podcasts!

Dentro desses números, um tipo de mídia se destacou entre as que mais cresceram em receita de publicidade: o áudio digital. Em 2021, o crescimento foi de 57,9%, totalizando uma receita de quase US$ 5 bilhões, contra apenas 13,1% em 2020, sendo que 85% da receita veio pelo mobile.

O podcast, que está dentro de áudio digital, teve um crescimento em publicidade maior que o da internet como um todo: enquanto o formato aumentou em 72% em 2021, os investimentos no digital cresceram 35,4%. E as previsões são bastante animadoras para um futuro próximo: a receita em publicidade em podcasts deve chegar em US$2 bilhões em 2022 e em US$4 bilhões em 2024.

É ou não é para ficar de olho?

Como sua marca está se preparando para atuar nesse crescente mercado de podcasts?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.