O que é briefing e qual sua importância

o que é briefing

O que é briefing e qual sua importância

Ah, o briefing! Etapa tão fundamental em qualquer projeto e tão menosprezada por muitos clientes e profissionais. Muita gente confunde o briefing com a ideia do projeto em si, e acha que essa é toda a informação necessária para produzir um material de qualidade. Ledo engano! Sem um briefing, ou com um briefing incorreto, o sonho pode virar um pesadelo difícil de acordar.

Suponhamos que sua empresa queira fazer um vídeo para captar mais clientes e aumentar as vendas. Vamos combinar que esse é um objetivo bastante comum, certo? Afinal, quem não quer vender mais? E vamos combinar também que, justamente por ser genérico, esse vídeo pode ser feito de milhares de formas diferentes – ou pode ser mais do mesmo. E vamos combinar de novo que não dá para simplesmente “pagar para ver” (literalmente) e torcer para que seu vídeo saia da maneira como você gostaria. Ou imagina que gostaria.

Aí entra outro ponto importante: o que você acha que quer para o seu vídeo. Uma ideia é apenas uma ideia, e é preciso explorar várias possibilidades para ter certeza de que foi escolhida a melhor forma de entregar aquele resultado. Naturalmente, você é quem melhor conhece seu público e seu produto, mas é a produtora de vídeo quem tem o know-how para comunicar a mensagem da forma mais eficaz. Por isso, o que você pode fazer de mais precioso para colaborar com o sucesso do seu vídeo é fornecer todas as informações sobre sua empresa e mercado detalhadamente, ou seja, ajudando a fazer um bom briefing – que deve ser uma exigência da produtora que você escolher trabalhar. Desconfie se ninguém sequer mencionar o briefing no início do processo.

O briefing é o norte, o que mostra o caminho e não deixa o projeto perder o rumo. É pelo briefing que a equipe de produção vai ter ideias, elaborar o roteiro, captar as imagens, editar, finalizar. É por ele que você vai ter certeza que seu vídeo vai ficar com a “cara” da sua empresa, vai transparecer a alma do seu negócio. É o briefing que vai fazer com que a mensagem certa chegue às pessoas certas. É por meio dele que você e a equipe que vai trabalhar no seu projeto estarão falando a mesma língua e perseguindo o mesmo objetivo.

Para fazer um briefing completo é preciso se lembrar dos pontos principais:

Entender quem é sua empresa

Todas as informações são relevantes. Histórico, visão de futuro, principais produtos/serviços, passando pelo seu material de comunicação e identidade visual, como site e logomarca, até dados mercadológicos, como principais concorrentes e participação de mercado.

Objetivo do projeto

Lembra que falamos lá em cima sobre o que você espera com o seu projeto? É fundamental ter em mente uma metra concreta. No caso do vídeo, não adianta achar que seu objetivo é criar um canal no YouTube. O objetivo deve ser algo palpável, como aumentar as vendas, divulgar uma nova unidade, ganhar presença de marca. Esse é um ponto que deve ser muito bem pensado e estruturado.

Orçamento

Não adianta nada você imaginar um vídeo cheio de efeitos especiais, com imagens captadas por drones e artistas famosos como parte do elenco e ter uma verba super baixa para pagar por isso. Tudo, absolutamente tudo que envolve a produção de um vídeo tem um custo. É muito importante ajustar as expectativas para não se frustrar, e ter em mente que não necessariamente um bom vídeo que vai gerar excelentes resultados vai custar uma fortuna. É tudo uma questão de ajuste!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.