Fui convidado para participar de um podcast, e agora?


Ser convidado para participar de um podcast é um privilégio, mas também uma responsabilidade.

Divulgar seu trabalho e sua marca e trazer novas pessoas, possivelmente, de fora da sua bolha para te conhecer são uma oportunidade imperdível, mas você não pode simplesmente sentar e sair falando qualquer coisa só para se promover.

Para te ajudar nessa missão de como participar do seu primeiro podcast como convidado e, quem sabe, ser convidado para outros mais, listamos algumas dicas abaixo.

Avalie

É preciso sangue frio para perceber quando algo que parece uma boa oportunidade, na verdade, pode não ser interessante para você.

Foi convidado para participar de um podcast? Legal. Mas que tipo de podcast é esse? Qual o formato e tipo de assunto vão querer abordar com você? Antes de aceitar, ou não, participar de um podcast, entenda quais são seus objetivos e entenda se aquela participação está alinhada a eles e pode te ajudar a chegar lá.

Prepare-se

Focar apenas no seu ganho pessoal com a participação no podcast pode não ser uma boa. Pense no que você pode falar que vai agregar para aquela audiência. Qual é o tipo de assunto mais comumente visto naquele canal de podcast? Como você pode aproveitar da sua experiência pessoal ou do seu negócio para oferecer um ponto de vista interessante? O que você acredita que as pessoas que ouvem aquele podcaster poderiam tirar de proveito do que você tem a oferecer?

Podcast: o que é como fazer um?

Ouça alguns episódios

É fundamental conhecer como funciona a dinâmica do podcast antes de você sentar à mesa como convidado. Qual a estrutura de conteúdo? É um apresentador ou mais? Existe algum tipo de quadro, jogo de perguntas ou brincadeiras que costuma acontecer em todos os episódios? Saber o que te espera vai te ajudar a se preparar melhor.

Tenha três histórias na manga

Deixe engatilhado três histórias que você possa desenvolver durante a conversa. Isso vai te ajudar a estar mais preparado com todos os detalhes e informações e não ficar monossilábico. Ninguém merece aquele tipo de bate-papo onde o entrevistador fica tentando tirar água de pedra do convidado, né?

Boa sorte!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.