Ela é essencial para seu vídeo e precisa conversar não só com seu conteúdo, mas com a sua marca.
Vinheta é uma assinatura no seu vídeo. É através dela que o público vai entender de quem é aquele material. Assim, seus clientes memorizam mais facilmente sua marca e produto. Seu vídeo também ganha mais credibilidade, imprimindo um tom mais profissional.
Veja nossas dicas para criar uma boa vinheta
Siga a sua marca
Para que quem assiste associe diretamente à sua marca é importante que a vinheta siga a mesma identidade visual. Usar a mesma paleta de cores, o mesmo tipo de traço, a mesma tipografia é até mais importante do que usar seu logo. Até a trilha, o movimento e a transição precisam estar alinhados com as propostas de valores da empresa.
Simplicidade é a perfeição
Fuja de grandes efeitos e movimentos, de muita informação ou de vinhetas enormes. Quanto mais simples, melhor será sua vinheta.
Faça vinhetas curtas
Cada segundo do vídeo precisa significar conteúdo para quem assiste, senão a pessoa certamente ficará entediada do seu material. A vinheta serve apenas para imprimir sua marca no vídeo, por isso absolutamente nada justificaria uma vinheta longa. Se ela estiver com mais de 5 segundos se questione se ela não poderia ser diminuída de alguma forma.
Preze pela qualidade
Estamos falando da sua marca afinal. Você não vai querer que alguém associe sua marca a conceitos como amadorismo, mau gosto e serviço mal feito, certo?
Em que momento usar a vinheta
No geral, indicamos que não se comece o vídeo com a vinheta. Isso quebra totalmente a expectativa do público que está ávido por conteúdo. Procure colocá-la ao encerrar o vídeo. Ou então, se considerar essencial usá-la no começo, opte por fazer uma introdução do vídeo e apenas depois de alguns segundos ou minutos, inserir a vinheta.
Quando não usar vinheta
Se o material que você está produzindo tem um aspecto menos comercial e mais documental, aí recomendamos abandonar a vinheta.
Todos os materiais produzidos pela 8 Milímetros possuem vinhetas. Se quiser inspiração para pensar na sua, sugiro que dê uma olhada no nosso portfólio em 8milimetros.com.br/portfolio-de-video. Repare que cada tipo de vídeo apresenta vinhetas condizentes e que elas sempre conversam com a identidade visual da marca.