Dicas de SEO para podcast


Lançar um podcast não é apenas gravar, publicar e esperar que as pessoas ouçam o que você tem a dizer.

Para otimizar o seu alcance e atingir quem você deseja, é fundamental adotar estratégias de otimizações de SEO para que seu conteúdo seja melhor ranqueado nas plataformas de busca. Isso mesmo, assim como nas buscas por texto, o SEO também pode, e deve, ser aplicado para podcasts.

Confira as principais dicas para trabalhar o SEO do seu podcast e aparecer melhor posicionado para quem possa se interessar pelo seu conteúdo.

Escolha os assuntos de forma estratégica

Ao invés de falar sobre temas que lhe vem à mente aleatoriamente, faça um planejamento dos assuntos pensando, por exemplo, na jornada do cliente.

Com base nas fases da jornada, que são descoberta e aprendizado, consideração, decisão e fidelização, você pode tirar boas ideias para cativar o seu público ao longo do tempo.

Falar sobre assuntos que pertencem ao seu nicho e estão em alta no momento também ajuda na estratégia de buzz marketing e pode atingir novas pessoas.

Defina as palavras-chave

A escolha de palavras-chave é essencial em qualquer estratégia de busca. Uma boa combinação entre head tail (palavras mais genéricas sobre o seu tema, como a maioria das pessoas realiza suas pesquisas) e long tail (termos mais específicos, utilizados por quem já tem mais conhecimento ou sabe melhor o que procura).

Faça um roteiro

Por mais que podcasts sejam um bate-papo descontraído, o seu conteúdo precisa ser minimamente estruturado para atingir os seus objetivos com o formato. Estude o assunto, coloque as principais palavras na conversa, mapeie se todas as dúvidas e principais temáticas serão respondidas.

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Pense em títulos criativos

E não só criativos, mas também estratégicos. Procure usar palavras-chave importantes no título e adequar à linguagem que seu público usa. Títulos com perguntas ou afirmações instigantes também são uma boa maneira de despertar curiosidade em potenciais ouvintes.

Transcreva os episódios

Só de pensar nisso já te deu um arrepio imaginando a trabalheira? Pois é, mas os resultados podem fazer valer à pena o tempo investido em transcrever seus episódios de podcast. Isso porque, seu conteúdo fica disponível também paras as buscas de texto, ajudando novos clientes em potencial a descobrir sua marca e seu material. Colocando o link do podcast na página você pode ganhar novos ouvintes.

E você, já está fazendo podcasts? Qual sua estratégia de divulgação?

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