Consumo de conteúdo multi-tela

Consumo de conteúdo multi-tela

Consumo de conteúdo multi-tela

Lembra daquela famosa frase: “o meio é a mensagem”? Pois bem, isso continua válido, mas com uma pequena mudança: há vários meios sendo consumidos ao mesmo tempo.

Imagine a seguinte e hipotética situação: uma sala de estar. A TV, dessa vez, está ligada. A mãe está no computador terminando um relatório. O filho está jogando Clash Royale, um joguinho online para celular. A filha está vendo vídeos no Instagram e o pai está vendo outros vídeos sobre os gols da rodada no YouTube. Difícil de imaginar? Talvez não, né?

95% das pessoas afirmam ver TV ao mesmo tempo que assistem a conteúdo em outros dispositivos – 61% usam o celular para isso. (Ibope Media, 2018)

Hoje, as telas são apenas grandes (TV) ou pequenos (smartphones) pedaços de vidro em que uma história será contada através de textos, fotos e, em 80% dos casos (Google Provokers, 2017), vídeos.

O conteúdo diverso está cada vez mais em evidência. A TV, que antes era a principal tela, agora tem que dividir espaço com outros dispositivos mesmo enquanto ela está ligada pelas razões mais diversas, como acessar as redes sociais (52% dos casos), passar tempo durante os comerciais (44%) ou, simplesmente porque o conteúdo da TV não é interessante o suficiente para reter a atenção (22% das pessoas) (Ibope Media, 2018).

Esse fenômeno é novo, mas não surpreendente. A narrativa de vídeos no digital aplicou uma dinâmica totalmente diferente na audiência e, consequentemente, em toda a forma de conteúdo que consome, seja na caixa de vidro grande (TV) ou nas menores, como o computador ou celular.

Digital é mais que uma tela, é um comportamento que deve ser estudado e respeitado inclusive para produzir conteúdo não digital.

E você, sua empresa ou seus negócios, estão prontos para atrair a atenção das pessoas multi telas?

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