Pré-produção: como reduzir custos de um vídeo

como reduzir custos de um vídeo

Pré-produção: como reduzir custos de um vídeo

Já falamos dezenas de vezes sobre como os vídeos são aposta certa na sua estratégia de marketing digital. Temos AQUI uma lista com diversos posts sobre o assunto para você explorar 🙂

O que viemos falar dessa vez é sobre a pré-produção, e como ela é importante para o sucesso da produção e resultados dos seus vídeos.

A pré-produção envolve, basicamente, todas as etapas e detalhes que antecedem a gravação de um vídeo, desde a definição do objetivo principal a especificidades de equipamentos. Acredite: investir tempo e cuidado na pré-produção vai economizar tempo, dinheiro e muitas frustrações ao longo do caminho. Então, anote nossas dicas abaixo:

Defina o que você quer transmitir

Se você não tiver muito claro qual o objetivo do vídeo e o que você quer comunicar, volte uma casa. Fazer vídeos de forma aleatória e sem planejamento pode ser um tanto frustrante, já que os resultados dificilmente atenderão às expectativas – tornando a empreitada custosa.

Estabeleça um orçamento

Começar a produzir um vídeo sem ter um limite de gastos estabelecido pode ser perigoso. Ideias vão surgir pelo caminho, imprevistos vão acontecer e, se não houver um teto de orçamento, fica complicado de gerenciar.

Faça estimativas reais de todos os gastos previstos para a produção do vídeo, desde custos com locação, atores, edição, transporte, equipamentos e tudo o mais que for necessário. Pesquise, faça orçamentos, entenda quanto custa cada etapa e faça uma previsão realista. E, ainda mais importante, atenha-se a ela.

Faça um roteiro

Pode parecer trabalhoso, mas ter um roteiro definido é fundamental para garantir que a mensagem, prazos e orçamentos saiam conforme o planejado. Isso porque o roteiro dá um norte para todos os envolvidos e garante que nada importante vai ficar de fora – ou nada desnecessário vai ficar sobrando.

Já fizemos um post completo com dicas sobre como fazer um roteiro de vídeo AQUI.

Liste os equipamentos necessários

Para fazer o vídeo que você está planejando dentro do orçamento estabelecido, quais equipamentos serão necessários? Faça um check-list que pontue tudo, do tripé ao tipo de câmera, lentes e iluminação. Se estiver faltando algum equipamento, considere alugar ao invés de comprar em um primeiro momento – com certeza, vai sair muito mais em conta.

Estabeleça o local da filmagem

E o visite antes do dia da gravação. Deixar para escolher o lugar em cima da hora ou não fazer uma visita técnica com antecedência pode gerar muita dor de cabeça, estresse, atraso e perda de dinheiro.

Mesmo se a locação for um estúdio, é importante conhecer o local para entender o espaço, posicionamento das câmeras e iluminação, características do lugar, etc.

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.