Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, tem uma temperatura de cor.
Você já deve ter visto memes recentes na internet com a foto de um prédio onde alguns apartamentos estão com as luzes acesas ao mesmo tempo, uns com uma luz mais branca, outros mais amarelada. A brincadeira é que os andares com luzes brancas estão “fazendo errado”. Isso porque o tom amarelado traz mais aconchego, torna o ambiente mais suave, enquanto o branco deixa tudo mais frio e chapado.
Diferente dos nossos olhos que estão sempre se ajustando e se adequando à luz, precisamos dizer para a câmera qual a temperatura de cor do ambiente. Uma forma prática de fazer isso é “bater o branco”, ou seja, colocar uma folha branca na frente da luz para que a câmera se ajuste e a imagem não fique nem amarelada, nem azulada, ou seja, fique com o tom de branco correto.
Esse ajuste é chamado de Balanço de Branco (ou White Balance, em inglês), função que corrige a coloração da imagem.
O Balanço de Branco é um dos ajustes mais importantes na fotografia. Se não foi bem equilibrado, pode arruinar a qualidade da sua imagem, distorcendo as cores reais.
É possível ajustar o branco no modo automático direto na câmera, onde ela mesma vai tentar acertar a temperatura da cor. É um recurso interessante mas, ainda assim, sujeito a erros, o que vai levar a um maior trabalho na edição.
O ideal é fazer o Balanço de Branco manualmente, e isso vai depender do ambiente, do tipo de câmera e, ainda mais importante, de qual é o seu objetivo e efeito que espera das imagens.