3 exemplos de marketing de conteúdo de empresas desconhecidas


Muito tem se falado sobre o marketing de conteúdo e como ele é importante para resolver um problema da sua comunidade e se tornar referência no assunto.

Apesar de não ter um retorno imediato e tão direto como as campanhas de anúncios pagos, o marketing de conteúdo deve ser pensado para médio e longo prazo. Mesmo parecendo que não vale à pena investir tempo e dinheiro nessa estratégia, preste atenção nesses números:

  • US$1,75 milhões é o gasto médio anual para grandes empresas de marketing de conteúdo
  • 93% dos profissionais de marketing B2B estão usando o marketing de conteúdo para empresas
  • Empresas que colocam seu foco no marketing de conteúdo estão gerando 5x mais leads

Agora, você deve estar pensando que essa estratégia seja aplicável apenas para grandes empresas que tem muito dinheiro para investir na produção de conteúdo, certo? Errado. Separamos 3 exemplos de empresas pequenas ou desconhecidas que adotaram estratégias criativas e inteligentes de marketing de conteúdo nas quais você pode se inspirar:

Hootsuite

A Hootsuite não é exatamente uma empresa desconhecida, já que são a maior plataforma de gerenciamento de mídia, mas está longe de ser uma gigante como Coca-Cola ou Amazon. E a estratégia deles não exige nenhum investimento milionário e pode ser adaptada por qualquer empresa.

A marca apostou em táticas virais, ou seja, produziram um conteúdo com altíssimo potencial de compartilhamento. E como fazer isso? Bom, existem algumas técnicas, entre elas, pegar o gancho em um assunto que esteja bombando no momento. No caso deles, Game of Thrones.

O vídeo entitulado A Game of Social Media se inspira na abertura da série da HBO e cria os diversos reinos como se fossem a diferentes plataformas de redes sociais. Quando o vídeo vai chegando ao fim, a imagem se afasta e podemos ver o logo da Hootsuite no centro, conectando todos esses “reinos”. No fechamento do vídeo, o subtítulo “Unite Your Social Kingdoms” (Una os seus Reinos Sociais, em tradução livre para o português) amarra a narrativa.

Intelligentsia Coffee

A Intelligentsia Coffee começou como uma produtora de café que queria vender seus produtos em sua própria cafeteria. Porém, eles perceberam que não havia muita informação que orientasse as pessoas sobre como fazer e apreciar seus cafés em casa. E quando a gente não entende muito de um assunto, também não temos muito interesse, certo?

A estratégia foi criação de e-books e white papers para download que fornecem aos clientes respostas exatamente para o tipo de informação que estão procurando, como diferentes preparações e dicas práticas, tudo iddo amarrado por um design impecável. O objetivo era ajudar os usuários a aprender mais sobre a produção de café e despertar seu interesse no café artesanal.

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Qualquer que seja o nicho em que você esteja, reserve um tempo para pesquisar que tipo de informação interessaria a seus clientes em potencial. Que perguntas eles estão fazendo? O que eles querem saber? Em seguida, crie conteúdo para responder às suas perguntas ou preocupações. Se eles estiverem interessados em aprender a fazer algo, forneça a eles um guia passo a passo que os ensine a fazer sozinhos.

Muji

Apostar no conteúdo gerado pelo usuário foi a estratégia da Muji, empresa japonesa que vende diversos tipos de itens de papelaria. De fato, os consumidores têm 28% mais chances de se envolver com uma marca quando veem conteúdos feitos pelos próprios usuários, pois aumenta a confiança. Inclusive, 93% dos consumidores acham que o conteúdo gerado pelo usuário é útil ao tomar decisões de compra.

Para engajar seus clientes, a marca lançou um desafio onde os usuários teriam que fazer desenhos incríveis com as canetas Muji e postar no Instagram com a hashtag #mujipenart. Os fãs votariam em suas propostas favoritas e escolheriam o vencedor, que ganharia um prêmio.

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Alguns dos desenhos enviados pelos usuários da marca. Imagem: https://neilpatel.com/

As pessoas gostam se sentir valorizadas, e quando as marcas oferecem a oportunidade dos consumidores participarem ativamente de uma campanha ou mesmo repostar seus conteúdos, aumenta a sensação de pertencimento e importância.

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