3 marcas que estão bombando no Snapchat


O Snapchat teve seus anos de ouro no Brasil entre 2016 e 2017 com a novidade dos vídeos curtos que desapareciam em 24 horas. Porém, a hegemonia durou pouco: a chegada dos Stories no Instagram, que tem o mesmo formato do Snapchat, acabou levando boa parte dos usuários a permanecer dentro da rede social, que já existia e fazia muito sucesso na época.

Mesmo tendo perdido bastante de sua relevância daquele período, o Snapchat ainda conta com mais de 7 milhões de usuários brasileiros por lá. Que tal olhar como algumas grandes marcas estão trabalhando suas estratégias de conteúdo na rede social para se inspirar?

Shein

A varejista chinesa de fast fashion online, que vem causando o maior burburinho na internet desde que virou febre em inúmeros países, inclusive no Brasil, conversa com 43,7 milhões de usuários no Snapchat. O foco é atingir o público da Geração Z, já que metade dos usuários da rede social têm menos de 25 anos.

A marca mostra vídeos curtos apresentando seus novos produtos, com um link para comprar diretamente ou navegar. O objetivo é atrair a atenção do público nos primeiros 8 segundos do conteúdo apresentado, pois eles entenderam que, passando esse tempo, a chance do usuários se engajar com o restante do conteúdo é maior. A SHEIN direcionou esses anúncios em vídeo para usuários com interesses de moda, aproveitando as “categorias de estilo de vida instantâneo”. Eles se baseiam em um banco de mais de 100 interesses que os usuários assistem e com os quais se envolvem, exclusivos do Snapchat.

A estratégia de marketing também aposta nos Story Ads para segmentos de público específicos que mostram alta intenção de compra, utilizando imagens com títulos interessantes para despertar a curiosidade, incentivando os cliques dos usuários. Eles também criam uma forte mistura de conteúdo por meio de parcerias com influenciadores, o que ajuda a combinar seu viés de vendas com uma sensação maior de afinidade entre a comunidade.

Amazon

Este gigante do comércio eletrônico está aproveitando o Snapchat para chegar ao público mais jovem. A estratégia é compartilhar vídeos promocionais curtos em seus stories com links para produtos específicos no momento adequado.

Por exemplo, a Amazon aproveitou as tendências de “volta às aulas” para dar aos usuários ideias de produtos para a vida escolar/faculdade. A campanha “Dorm Roomz”, traz uma visão honesta de diferentes vivências universitárias da Geração Z e quais produtos eles têm para tornar seu espaço realmente deles. Cada vídeo mostra um estudante universitário de verdade trazendo o cinegrafista para sua sala de estar. Eles mostram quais produtos usam e por que fazem sentido para eles – além de compartilhar informações sobre preços.

Esse marketing real, com pessoas reais e problemas reais é o que a Geração Z mais busca nas marcas. 82% dos usuários de faixa etária dizem preferir ver consumidores reais nas propagandas, e a campanha “Dorm Roomz” faz exatamente isso.

Taco Bell

A rede de fast-food de comida mexicana se estabeleceram como uma das melhores marcas no Snapchat ao quebrar recordes durante anos consecutivos.

O filtro “Cinco de Mayo” transformou os rostos dos usuários em cascas de taco gigantes, totalizando um recorde de 224 milhões de visualizações em um dia. É uma grande sacada, já que 92% do público da Gen Z gosta de utilizar filtros de realidade aumentada.

Taco Bell's Cinco de Mayo Snapchat Lens Was Viewed 224 Million Times
Filtro ‘Cinco de Mayo’ do perfil da Taco Bell no Snapchat

Desde então, eles têm criado conteúdo e filtros bem-humorados para que todos possam entrar na brincadeira. Eles também são conhecidos por empatar em grandes momentos culturais como o Super Bowl nos Estados Unidos. A Taco Bell reforça esse conhecimento generalizado da marca criando códigos QR exclusivos (ou “Snapcodes”) para oferecer ofertas exclusivas ao seu público-alvo.

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