Hábitos de consumo tecnológico entre os universitários brasileiros


A fim de entender melhor quais são os hábitos de consumo tecnológico dos universitários brasileiros, a plataforma educacional Partyou realizou uma pesquisa entre os meses de julho e agosto de 2022. Foram ouvidos 1192 acadêmicos de 200 universidades, entre públicas e privadas, em 126 cidades de quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Aplicativos como iFood e Spotify lideraram as respostas dos entrevistados. Confira abaixo os principais tópicos abordados as marcas que mais foram mencionadas no estudo:

  • Smartphone e notebook

A marca Apple apareceu com 44%, seguida de Dell e Acer (24% cada). Samsumg e Xiaomi foram citadas, respectivamente, 29% e 14%, para aparelhos celulares; e Lenovo e Samsumg, 15% e 11%, para notebooks.

  • Sistema operacional

Android aparece na frente com 56%, e iOS com 44%.

  • Aplicativos de serviços mais baixados

O topo da lista pertence ao iFood, com 70% das respostas, seguido pela Shopee, app de comércio eletrônico, com 46%. Em terceiro ligar aparece o Mercado Livre, site de compra a venda de produtos, com 31%. Outros dos aplicativos bastante citados foram Americanas (23%), Magazine Luiza (18%) e Click Bus (11%).

Shopee anuncia o fim de sua operação na Argentina
  • Streamings de música e vídeo

Os campeões disparados das categorias foram Spotify (84%) e Netfliz (96%), respectivamente.

Outras plataformas citadas foram YouTube (11%) e Deezer (10%) para reprodução de áudio, e Amazon Prime Video (57%), Disney+ (42%) e HBO Max (34%) para a reprodução de vídeos.

  • Operadoras de Telefonia

Dentre as mais citadas, Vivo aparece com 41%, Tim com 30%, Claro 21% e Oi com 5% das menções. Já os planos preferidos pelos universitários são Pré-pago (33%), Família (31%) e Controle (22%).

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.