Conheça a programação da 11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema


11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema está recheada de conteúdos incríveis. Um dos maiores eventos do audiovisual dedicado às temáticas socioambientais, o festival, que acontece de 27 de julho a 17 de agosto, vai exibir mais de 100 filmes de forma presencial e online gratuitamente. Entre as salas onde serão exibidos os filmes estão Reserva Cultural, Circuito Spcine (Biblioteca Roberto Santos, CCSP, CEU Perus e CFC Cidade Tiradentes) e Cinemateca Brasileira, além de Casas de Cultura, Oficinas Culturais, Centros Culturais e Fábricas de Cultura.

A Abertura no dia 27 de julho será marcada pela exibição numa sessão para convidados no Reserva Cultural de “Animal”, do diretor e escritor francês Cyril Dion, exibida também no Festival de Cannes. A obra traz a emergência climática como pauta de um mundo que será inabitável em 50 anos.

A programação também conta com uma homenagem a Jacques Perrin (1941-2022); a retrospectiva Sarah Maldoror (1929-2020); uma celebração aos 40 anos da realização do longa “Koyaanisqatsi”, de Godfrey Reggio; e uma sessão especial dedicada a “Adeus, Capitão”, de Vincent Carelli.

“Adeus, Capitão”, de Vincent Carelli (imagem: https://ecofalante.org.br/blog)

O Panorama Internacional Contemporâneo reúne 45 produções de 29 países com as seguintes temáticas: “ativismo”, “biodiversidade”, “economia”, “emergência climática”, “povos & lugares” e “trabalho”. Entre as principais obras, podemos destacar “Ascensão”, de Jessica Kingdon, e “Escrevendo com Fogo”, de Rintu Thomas, ambos indicados ao Oscar, e “Birds of America”, de Jacques Loeuille, selecionado para o Festival de Roterdã. 

Já para a Competição Latino-americana foram selecionados 35 filmes, sendo 15 longas e 20 curtas-metragens, da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e México. Para o Concurso Curta Ecofalante vão participar curtas-metragens que apresentam temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU assinados por alunos de instituições de ensino brasileiras.

No dia 3 de agosto acontece a masterclass “Cinema de Impacto: Filmes para Mudar o Mundo”, em parceria com a Spcine e ministrada pelo francês Jean-François Camilleri, produtor internacional de filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Oceanos”. A atividade é online e gratuita e propõe uma discussão sobre o cinema de impacto. Conheça a agenda de debates do festival.

11ª Mostra Ecofalante de Cinema | Turismo Santos

A programação do evento inclui ainda uma série de entrevistas exclusivas com realizadores e protagonistas dos filmes “Geração Z”, “Animal”, “Uma Vez Que Você Sabe”, “Lavra”, “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, “Demônios Invisíveis, “A Rota do Mármore”, “A Mãe de Todas as Lutas”, “A Praia do Fim do Mundo”, “O Bem Virá” e “Muribeca”, além de Jacques Cluzaud, co-realizador dos filmes de Jacques Perrin, e de Annouchka de Andrade, filha da diretora Sarah Maldoror. As entrevistas são conduzidas pela documentarista e jornalista Flávia Guerra e, na série Ecofalante/WWF-Brasil, pelas jornalistas Marcela Fonseca e Gabriela Yamaguchi.

O evento promove parte de sua programação em cidades do interior paulista como Piracicaba, de 2 a 20 de agosto, e Lorena, de 16 a 26 agosto, e também em Belo Horizonte, de 10 a 31 de agosto, e Porto Alegre, de 25 de agosto a 7 de setembro.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.