Quando você imagina um set de filmagem, quantas mulheres costumam estar presentes nos bastidores? Poucas, especialmente em posições de liderança.
Mesmo que a passos lentos, esse cenário vem mudando nos últimos tempos, e não só as mulheres como também outros grupos sub-representados nesse mercado vêm conquistando seu espaço.
A Free The Work, coletivo que defende a diversidade de criadores na indústria audiovisual, publicou um estudo que apontou quais foram as agências que mais trabalharam com diretoras mulheres em seus filmes. Em primeiro lugar vem a Publicis, seguido da Africa, BETC Havas em terceiro e a SunsetDDB na quarta colocação.
Coletivos de mulheres no mercado de trabalho
Mulheres na técnica no mercado audiovisual: Polifonia Audiovisual
Ainda segundo a pesquisa, 83% das diretoras se sentem representadas por alguma produtora audiovisual, e 54% acreditam que ouve um aumento no volume de solicitações de orçamentos em 2021. Nesse caso, a agência que mais fez orçamentos para trabalhos com diretoras foi a BETC Havas, em segundo lugar ficaram empatadas Mutato e FCB, seguidas da Publicis, em terceiro.
Sem dúvida, há um longo caminho a ser percorrido por toda a sociedade para que as mulheres possam ter as mesmas oportunidades e reconhecimento em um universo que sempre pertenceu aos homens, não só no audiovisual como em inúmeros setores do mercado de trabalho. Porém, esses números mostram que o mundo vem mudando e iniciativas como essa são muito importantes para solidificar e apoiar a caminhada das mulheres em busca do seu espaço.