6 dicas para criar um briefing de sucesso para seu vídeo


Produzir um vídeo para sua empresa poder ser uma tarefa desafiadora.

Como fazer um vídeo profissional? Como saber o que colocar, como dizer, o que mostrar? Qual o tempo de duração ideal?

O primeiro e mais importante passo que vai te deixar tranquilo e te ajudar a responder essas e mais outras dezenas de perguntas que possam surgir na sua mente é criar um bom briefing.

O briefing é o material que pontua e detalha toda informação importante sobre o seu vídeo. É nele onde vai estar tudo o que todo mundo precisa saber antes de apertar o play da câmera. O briefing dá o norte para a produtora que vai produzir o seu vídeo e coloca toda a equipe na mesma linha, olhando para a mesma direção.

É do briefing que vão sair as ideias, os “do´s and dont´s”, os melhores caminhos e estratégias. Por isso, para te ajudar nessa missão, elencamos as 6 principais dicas para criar um briefing de sucesso para o seu vídeo. Anote:

Apresente sua empresa

Quem é e o que faz sua empresa e quais são os produtos/serviços que ela oferece é o primeiro passo para colocar todo mundo na mesma trilha. Ao detalhar mais sobre seu negócio, todos os profissionais que estão trabalhando no projeto vão poder entender de forma mais apurada do que se trata e já pensar em formatos e estratégias para se alcançar os resultados pretendidos.

Mostre sua visão criativa

Primeiramente, defina qual a mensagem principal que o vídeo deve transmitir. Não caia no erro de querer colocar um monte de informação diferente para “aproveitar” o material porque só o que você vai conseguir é tornar o vídeo confuso e cansativo.

Para te ajudar a definir essa mensagem principal, pense em como você quer que o público se sinta depois de assistir ao seu conteúdo. Quais sentimentos você quer passar? Storytelling é muito mais sobre a jornada que você quer conduzir a audiência do que sobre vender uma ideia, então se concentre em pensar sobre as emoções que você quer despertar.

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Determine quem e onde

Quem é sua audiência? Onde mora, idade, sexo, profissão, interesses.

Onde sua audiência está? Nas redes sociais? Quais? No YouTube?

Responder a essas perguntas é essencial para montar um briefing completo para o seu vídeo. Sabendo quem é seu público e onde seu vídeo será postado/divulgado vai ajudar a direcionar o conteúdo, tom, formato e até duração do vídeo.

Qual o papel do Briefing no Marketing de Conteúdo?

Seja específico nos seus objetivos

O que você deseja alcançar com o vídeo? Compartilhar informação, lançar um novo produto, vender um serviço?

Não importa qual seja a sua meta, o importante é definir um modo de mensurar o que significa o “sucesso” do vídeo, seja número de visualizações, tempo médio, cliques, compras, etc. Isso é muito importante para você ter no que se basear ao avaliar se o vídeo foi bem sucedido e como otimizar a estratégia para os próximos.

Orçamento e prazos

É fundamental definir todas as expectativas antes de começar a produção do seu vídeo. Qual a verba disponível? Qual o deadline?

Vale ressaltar que a complexidade do vídeo vai interferir diretamente no custo e prazos. Por isso, a dica é determinar um orçamento e, com o briefing em mente, conversar com a empresa que vai produzir seu vídeo sobre essas questões, e o que é possível fazer com aquele valor estipulado.

Não se prolongue e nem seja muito rígido

Pode parecer contraditório, mas um briefing detalhado não quer dizer imenso. Um briefing muito longo pode ficar vago e confuso, além de correr o risco de deixar o que é, de fato, importante, se perder no meio de tanta informação.

Também é bom lembrar que o briefing é uma orientação. Não seja muito rígido para não podar a criatividade da equipe de produção e brainstorming, ou você acaba por limitar todo o potencial do vídeo.

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