Como começar um podcast?


Você já se convenceu de que os podcasts vieram para ficar e podem ser uma grande oportunidade de criat conteúdo relevante e se conectar com seu público de forma mais próxima.

Ok, mas por onde começar? Como estruturar um podcast até colocá-lo no ar? Confira algumas dicas importantíssimas abaixo antes de sair gravando por aí:

Desenvolvimento

Uma vez que a ideia para o seu podcast começa a tomar forma, você passa para o processo de desenvolvimento. O primeiro passo é responder às seguintes perguntas:

  • Que benefícios eu recebo ao criar este podcast?

Os melhores podcasts são onde as necessidades do criador se encontram com os desejos do público. Conheça o que você quer e precisa.

  • Quem vai ouvir este podcast?

Saiba que tipo de valor você oferecerá aos seus ouvintes. Informação, educação, entretenimento, notícias. Saiba o que você pode oferecer.

  • Que história estou contando e qual é a melhor maneira de contá-la?

Fazer um podcast não é só sentar e falar. Considere sua própria voz e qual será seu público-alvo. Se você for autêntico com quem você é e suas opiniões, o público reconhecerá isso e o acompanhará.

É importante encontrar seu nicho e, se outra pessoa estiver fazendo um tópico semelhante, tudo bem. Sua voz e perspectiva vão separá-lo de todos os outros podcasts disponíveis.

Using Zoom to Record a Podcast Interview — Podcast Creation and Marketing  for Businesses and Brands | Dante32

Habilidades de conversação

Este pode ser óbvio, mas você precisará se sentir confortável conversando por longos períodos de tempo sem perder energia ou foco. Se você tem convidados e não está envolvido com eles, seus ouvintes vão perceber e ficar entediados. A não ser que seja um podcast de vídeo, não existe apoio visual, então o foco é todo sobre a conversa em si. 

Fazer um podcast não é o mesmo que falar com um amigo ao telefone, leva tempo para se acostumar com o microfone. Não se preocupe, com a prática você ficará cada vez mais confortável e isso se tornará uma segunda natureza.

Narrativas

Contar histórias faz parte de qualquer forma de comunicação. Não importa o gênero ou tópico sobre o qual você fala, você está contando uma história. Quanto mais convincente e honesto for, mais o público se sentirá conectado.

Conhecimento de áudio

A menos que você esteja contratando um engenheiro e editor de áudio para mixar e editar seu programa, você terá que conhecer alguns conceitos básicos de áudio. A gravação de um podcast exigirá um microfone e um gravador de áudio, seja por software ou hardware.

Gênero e formato

O próximo passo no processo de desenvolvimento é descobrir o gênero e o formato do seu podcast. Essas escolhas vão ser orientadas pelo que você deseja alcançar, seus recursos e público-alvo.

  • Escolha seu gênero

Vai ser solo? Baseado em entrevistas ou um estilo narrativo? Duas pessoas em um microfone fazendo comédia? Trocando pontos de vista? Faça uma escolha que se adapte às suas capacidades. 

  • Podcast de áudio ou de vídeo

Quando as pessoas pensam em podcasts, geralmente pensam apenas em áudio. Porém, os podcasts de vídeo se tornaram bastante populares nos últimos tempos. 

Com um podcast somente de áudio, ele simplifica os fluxos de trabalho e elimina muito trabalho extra. Você não precisa se preocupar em ter acesso a uma câmera ou equipamento mais sofisticado. Não importa se você está apresentável ou se o visual é atraente. Você pode simplesmente aparecer como você é. Mas tudo isso pode ser, justamente, a característica e diferencial do seu podcast em vídeo, se você optar por esse caminho.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.