Como criar a identidade da sua marca


Como diria Marty Neumeier, a identidade é a expressão externa de uma marca, incluindo seu logo, nome, comunicação e aparência visual. 

E pode ser ainda mais do que isso, com a soma de como uma marca é sentida, vista e como ela fala com as pessoas (todas elas, do seu público externo até o interno). E dá para extrapolar ainda para a identidade sonora, para o sabor da sua marca, para os aromas da sua marca.

Para um bom design de marca (em todos os aspectos, não apenas as formas, mas os textos, sons, gostos, linguagem, etc), tem três pontos que não podemos perder de vista:

1. Diferenciação: é como sua marca se diferencia no seu mercado cheio de concorrentes. Imagine seu produto numa prateleira com vários concorrentes ao lado, imagine um anúncio seu no Instagram com diversos anúncios e posts correndo na tela. Como a sua marca se destacaria?

2. Conexão: quanto maior a clareza com que você se comunica maiores as suas chances de ter pessoas que se conectam com seu propósito, valores, produtos e te acompanharão na jornada de vida da sua marca.

3. Experiência de marca: todos os pontos de contato com a sua marca ajudam a determinar a experiência que seus múltiplos públicos terão com a sua marca, seja o seu site, suas redes sociais, seus vídeos, sua loja. Então, quanto mais alinhada e coerente a sua identidade, melhor será a performance da sua marca.

O que uma identidade de marca contempla?

Qual você cria uma identidade de marca, você está criando uma caixinha de ferramentas que a sua empresa vai poder usar durante toda sua vida. É também um fator acelerador de comunicação com todos os públicos: tanto os internos quanto os externos. Assim, essa caixinha de ferramentas pode ser básica ou super extensa.

Do ponto de vista mais básico, o que você vai precisar é de:

– Um logo

– Uma paleta de cores

– Tipografia

Research study: How logo designs impact brand trust

Se você planeja criar uma vasta gama de conteúdo, o que é altamente recomendável hoje em dia em função da projeção que as redes sociais podem dar à sua marca, você também vai precisar de:

– Guia de estilo para fotografia

– Guia para seus vídeos (aqui podemos te ajudar)

– Iconografia

– Visualização de dados

Para tornar sua identidade de marca forte, ela precisa ter alguns elementos essenciais:

– Distinta: como se destaca diante de seus concorrentes

– Memorável: tem que causar um impacto imediato (por exemplo, a Apple: só com a maçãzinha você já sabe qual é a marca, nem precisam escrever o nome embaixo)

– Escalável: deve ser capaz de crescer com o seu negócio/marca

– Flexível: ela deve funcionar em diversas aplicações como seu site, cartão de visitas, vídeos, posts, etc

Em termos mais práticos, há diversos processos para definir a sua marca, e aqui fizemos uma listinha do que pode te ajudar nesse caminho.

Passo 1: Defina suas fundações

Sempre que pensamos identidade de marca, tendemos a correr para o desenho do logo, das cores, tipografia. Mas, na verdade, essas são as últimas etapas do processo. Como numa casa, primeiro você deve definir as suas fundações, depois subir as paredes e pintar.

Primeiro, você precisa saber e definir que você é como marca: qual é a sua personalidade? Com o que você se preocupa? O que você faz? Como você fala do que você faz? 

Pra te ajudar com isso, comece definindo:

Qual o coração da sua marca: são os princípios básicos da sua marca, especificamente seu propósito, sua missão, visão e valores. Se não tem isso documentado, é um bom começo.

Qual a essência da sua marca: é aqui que entra a sua voz, tom e personalidade.

Mensagem que a sua marca passa: qual a sua tagline, proposta de valor e os pilares de mensagem para garantir que a identidade visual reflita toda a história que sua marca quer contar.

Commercial Planning Marketing Brand Concept - ApoioEmpresário

Passo 2: Avalie a sua marca atualmente

Com base no passo 1, o quanto sua marca atual reflete tudo o que discutimos até agora? Existe a chance de sua marca refletir grande parte do que você quer transmitir e ótimo, vale mudar somente os pontos de atualização. 

Porém, também é possível que seu direcionamento seja completamente diferente do que você era. Nesse caso vale pensar como fazer essa mudança de forma gradativa para que todos que cercam sua marca (stakeholders, numa linguagem mais gourmetizada da coisa) não entendam a virada de chave ou deixem de fazer negócios com vocês.

Passo 3: Analise seus concorrentes

Para buscar o ponto de diferenciação que ficou lá no comecinho desse looongo texto, analisar os seus concorrentes é o começo de tudo.

É comum que concorrentes de um mesmo segmento gravitem sobre as mesmas cores (Netflix e YouTube, por exemplo). É mais comum ainda que a paleta de cores além do logo também gire em torno das mesmas 3 ou 4 cores.

Um exemplo interessante é o Twitch, plataforma de streaming que gamers e muitas outras pessoas de diferentes comunidades compartilham seu dia-a-dia em tempo real. Ela decidiu por usar um roxo mais vibrante para posicionar a marca que hoje é rapidamente associada a essa cor (e vale bilhões de dólares).

Passo 4: Prepare um briefing da sua identidade visual

Com todos esses passos alinhados, agora é hora de produzir um material completo para o time que irá fazer a sua identidade visual.

Não exagere na quantidade de informação, mas também não deixe faltar nada do que realmente seja importante. A missão do briefing é informar e alinhar e não sobrecarregar.

Passo 5: Agora é hora do logo, paleta de cores e tipografia

O design da identidade visual é uma engenharia intrincada: cada etapa se conecta na outra. 

O logo vai definir como vai ser a sua paleta de cores, que vai interferir diretamente na tipografia. Por exemplo, um logo mais “divertido” vai sugerir cores mais vivas, chamativas e tipografias mais curvas, soltas e amigáveis. Um logo mais sério vai sugerir cores mais sóbrias e fontes mais pontiagudas, geométricas.

Para o logo, o essencial é que o design reflita cada ponto da sua fundação. Idealmente, comece projetando em preto e branco para entender se a mensagem pode ser transmitida mesmo com os elementos mais básicos.

Para a paleta de cores, defina uma cor principal, duas cores primárias e de 3 a 5 cores complementares.

Para a tipografia, não seja tentado em definir muitas formas diferentes. Idealmente, de 2 a 3 variações resolvem grande parte dos casos.

Se você quiser seguir adiante, vale investir em como a sua marca vai se comunicar através de conteúdo estático como a fotografia e até em movimento, como os vídeos. Para esse último, conta com a gente para te ajudar nessa jornada.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.