Recentemente fomos contratados para a produção de um filme comercial em homenagem ao dia dos professores, intitulado “Heróis do Conhecimento”, para a FTD, editora brasileira criada em 1902. A sigla é uma homenagem a Frère Théophane Durand, Superior Geral da Congregação Marista entre os anos de 1883 e 1907, e a empresa sempre pertenceu aos Irmãos Maristas.
A campanha tinha como mote o sentimento de saudade das aulas presenciais que muitos professores estão experimentando, e sobre como eles tiveram que se reinventar nesses tempos difíceis de pandemia e isolamento social.
Assumi a direção do projeto e escolhi como Diretores de Fotografia, Milton Jesus e Biel Ribeiro: Milton, por sua experiência em publicidade e longas; e Biel, por ser especialista em movimentos de câmera. Já o Fábio de Lima Martin assumiu a posição de assistente de direção.
DECUPAGEM
Um dos primeiros passos do projeto foi a decupagem do roteiro. A decupagem consiste em dividir os planos, pensar nos ângulos e movimentos de câmera. Basicamente, destrinchar cada cena do filme. Esse trabalho é feito entre o Diretor, o AD e os Diretores de Fotografia.
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LOCAÇÃO
Em paralelo ao trabalho de estudos de cenas e planos, estávamos buscando possíveis locações para o filme, e discutindo se valeria a pena rodar em estúdio e construir as cenografias. Depois de algumas negociações, conseguimos o colégio Marista, que possui um visual muito interessante com os ambientes que precisávamos para o filme: um pátio amplo, sala de aula com carteiras tradicionais, um corredor com entrada de luz interessante, e uma biblioteca.
VISITA TÉCNICA
Nós sabíamos que teríamos pouco tempo de set disponíveis, e que seriam muitas cenas em ambientes diferentes. Então, era preciso fazer todo um estudo de logística, deslocamento e montagem do projeto. Além do Diretor, AD, dois diretores de fotografia, na visita técnica foi muito importante contar com a presença do chefe de elétrica. Alex Belani assumiu a função nesse projeto, entendendo de onde pegaríamos a energia para cada setup, já que alguns dos refletores que utilizaríamos precisariam ser ligados diretamente ao quadro de luz, além do sistema de gerador em backup.
Além de fotografar cada ambiente e fazer diversas anotações, o AD, Fábio, fez o estudo de posição solar. Como algumas cenas tinham entrada de luz real, esse fator se tornava essencial.
Também na visita técnica, usamos o APP Magic Cinema Viewfinder, onde é possível configurar a câmera e a janela que serão utilizadas, e assim testar enquadramentos com as possíveis lentes. Dessa maneira, sabíamos exatamente quais lentes utilizaríamos em cada take.
MAPA DE LUZ
Como tínhamos diversas locações para rodar, todos os profissionais de elétrica receberam previamente o mapa de luz, e sabiam exatamente onde posicionar os refletores.
A seguir, confira o mapa de luz e a cena correspondente:
CAPTAÇÃO
A maioria das cenas seriam feitas com a câmera na mão, então precisávamos de um setup leve, prático e ao mesmo tempo, que comportasse todos os acessórios que colocaríamos. A câmera escolhida para o projeto foi a Blackmagic 6.5K. Já para o sistema de lentes, buscamos um look mais antigo, e queríamos reduzir a sensação do digital. Depois de diversos testes na nossa parceira, a Locadora 22, escolhemos o jogo de lentes mecânicas LEICA R.
Mas como ainda queríamos mais “sujeira” na tela acrescentamos os filtros Glimmer Glass e Black Pro Mist no matte box Arri LMB3.
Para o comando de foco remoto, utilizamos o Nucleus M, além de um sistema de transmissão de vídeo sem fio para o monitor do cliente, foquista, e diretor.
Com um storyboard bem preciso de cada cena, sabíamos exatamente os enquadramentos necessários para montar o filme. Além disso, deixamos sugestões de cenas extras, caso o nosso cronograma se adiantasse.
PÓS PRODUÇÃO
Em nosso workflow, já no set havia um profissional responsável pela cor e pela manipulação dos arquivos digitais, o D.I.T. ! No projeto em questão, isso ficou a cargo do Diogo Bezerra, especialista em color grading.
Para cada cena, ele criava um lut técnico e fazia o upload na câmera, fazendo com que a equipe pudesse visualizar um preview mais próximo possível da realida.
Esse lut técnico também serviu como ponto de partida para o color grading já na ilha de edição.
O filme foi montado e colorido em DaVince Resolve, e as artes e elementos inseridos no after effects.
FICHA TÉCNICA
Diretor: DIEGO OCTÁVIO
Diretor de fotografia: MILTON JESUS
Diretor de fotografia: BIEL RIBEIRO
1º Assistente de direção: FÁBIO DE LIMA MARTIN
1º Assistente de câmera: GRAZIELLI FERRACCIOLLI
Técnico de Imagem Digital: DIOGO BEZERRA
Chefe de produção: NICOLE CORRADI
Assistente de produção: NICOLAS SADOYAMA
Gaffer: ALEX BELANI
Elétrica: SILMARA ALVES DE ARAUJO
Elétrica: EVERALDO CICERO DOS SANTOS
Som direto: HUDSON TEIXEIRA
Still: LEO PINHEIRO
Assistente de still: DANILO FERNANDES DOS SANTOS
Estagiário: TIAGO LORENZETTI
Motorista: Richard Rodrigues de Souza
Montagem: Fabio de Lima Martin
Videografismo: Wendel Cirqueira
Produção executiva: Maria Fonseca
Atendimento: Juliana Nogueira
Financeiro: Alexandre Santucci
Realização: 8 Milímetros Produções