Como filmar em espaços públicos em São Paulo


Não é permitido filmar em espaços públicos na cidade de São Paulo sem autorização prévia dos órgãos públicos (entre eles a CET, por exemplo). Não é um processo complicado. Inclusive a SPCine existe para dar uma super força aos produtores. As únicas questões importantes que podem dificultar esse processo são: planeje com antecedência e tenha certeza que de não há como fugir de todas as etapas.

Separamos abaixo um passo-a-passo para te ajudar a atingir o sucesso das suas gravações:

 

1 – Planeje com antecedência

São obrigatórios pelo menos três dias úteis de antecedência para filmes publicitários e oito dias úteis para demais tipos de produções. Projetos que necessitem de interdição viária precisam de ainda mais tempo para aprovação. Resumindo, faça a solicitação bastante tempo antes do planejado para não ter problemas nesse processo.

 

2 – Cadastro do Produtor

Podem fazer o cadastro Pessoas Físicas e Jurídicas. Serão solicitados documentos como RG e CPF (pessoa física) e CNPJ e Contrato Social (pessoa jurídica). Além de dados complementares, como informações de contato.

 

3 – Cadastro de Obra

Aqui você precisar detalhar sua filmagem, incluindo detalhes da obra, descrição das cenas e mapas dos espaços onde acontecerão as gravações.

 

4 – Guia de pagamento

O produtor receberá uma guia de pagamento que varia de acordo com espaço escolhido, o tamanho da produção e o tipo de obra.

26

5 – Retorno da SPCine

Após o pagamento, um responsável da São Paulo Film Commission entrará em contato para informar se a gravação foi autorizada. Caso não seja, o responsável irá te ajudar a pensar em outras datas ou locações.

 

6 – Encerramento

Finalizadas as gravações, a São Paulo Film Commission enviará as contrapartidas para inserção nos créditos da obra audiovisual.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.