Qual a formação ideal para um profissional de audiovisual?


Tá aí uma pergunta que ouvimos bastante aqui na 8 Milímetros. E não é à toa. Além desse ser um assunto bastante complexo, é um fato inegável as faculdades e universidades têm formado profissionais um pouco despreparados.

 

Começamos respondendo que não há um único curso ideal. O leque é imenso. Veja a nossa produtora como exemplo. Os sócios são formados em Jornalismo, Produção Executiva, Produção Audiovisual e Engenharia de TV Digital. Entre os profissionais que trabalham conosco, há pessoas formadas em Rádio e TV, Fotografia, Publicidade, Marketing ou em áreas mais específicas, por exemplo, nossa maquiadora é formada em Estética e Cosmética.

 

Quando você tiver que escolher, não se importe se é um curso mais técnico ou mais teórico, se é mais abrangente ou mais específico. Se importe apenas em escolher um que você goste. E tenha em mente que, independente do curso que escolher, eles precisará ser complementado com vivência.

 

A gente gosta sempre de ressaltar que formação acadêmica é sim muito importante. Tanto que todos que trabalham aqui conosco são apaixonados por estudar. Muitos já com duas faculdades, mestrado, vários cursos livres. Porém, para ser um bom profissional você vai obrigatoriamente precisar da prática que a graduação não te dá.

 

Infelizmente as universidades não dão esse conhecimento prático. Dão conhecimento teórico que também é muito importante e relevante. Mas se temos uma pessoa com conhecimento prático e sem conhecimento teórico, temos um profissional ruim. Já se temos uma pessoa com conhecimento teórico e sem conhecimento prático, não temos nem sequer um profissional.

 

É importante estagiar, pedir pra acompanhar gravações, trabalhar como assistente do assistente, pra entender como funciona a produção de um vídeo, um set de filmagem. (Não confunda isso com trabalhar de graça, por favor! A menos que você vá a um set de filmagem só para assistir, você precisa receber pela sua colaboração!)

 

Outra questão que o profissional precisa focar em sua formação é entender o processo completo que envolve a produção de um vídeo. Lógico que um técnico de áudio não precisa saber editar, mas ele precisa conhecer e entender o processo todo para ser um bom técnico de áudio.

Aí sim, unindo a prática e o conhecimento acadêmico, um profissional estará bem preparado para trabalhar com audiovisual.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.