Por que uma grua pode ser o diferencial do seu vídeo?


Bons vídeos são feitos de boas cenas. E uma boa cena vai muito além de imagens sem defeitos (sem foco, mal iluminada, mal enquadrada), boas cenas requerem movimentos criativos, interessantes e bem executados. Fuja dos tradicionais e batidos movimentos de pan, tilt, zoom in e zoom out. Isso deixará seu vídeo pobre e repetitivo. Para isso, além de profissionais qualificados, você precisa usar alguns equipamentos chave, um deles é a Grua.

Um aparelho que funciona como um guindaste. Em uma haste (que pode ter comprimentos diversos), coloca-se a câmera em uma ponta e na outra alguns pesos que proporcionam um balanceamento. Ao mover a haste, de forma manual ou mecânica, o equipamento produz movimentos suaves e precisos, que permitem captar imagens com ângulos mais abertos e diferenciados, o que dará às suas cenas um aspecto grandioso.

 

Para entender melhor, veja nesse making of da cobertura que fizemos para a Virada Cultural uma grua em funcionamento.

 

 

O equipamento é bastante usado em eventos de grande porte, como jogos de futebol e shows. Mas isso não significa que ele não possa ser usado em pequenas produções. Isso porque existem gruas de tamanhos variados, que podem ser adaptadas a qualquer ambiente inclusive os internos, de tamanho limitado.

Outra opção muito parecida com a grua e ainda pouco usada em produções nacionais é o lift. Nele, a haste realiza movimentos verticais retos. Assim você faz movimentos de subida e descida, mas sem alterar a perspectiva do objeto ou pessoa filmada, como acontece no tilt. É ideal para espaços internos e reduzidos como: estúdios, palcos de show ou qualquer local em que haja alguma restrição de movimento. Sua estrutura é menor que a de uma grua, por isso é bastante usado em situações onde a estética da produção não pode ser prejudicada.  

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.