5 dicas para criar seu primeiro podcast


Se tem um tipo de conteúdo que está bombando nos últimos tempos é o podcast.

O formato virou febre no início da pandemia e se mantém firme e forte, sem nenhum indicativo de que vai esfriar.

E se você tem interesse em criar seu próprio podcast, saiba que não, esse mercado não está saturado e tem espaço para muita gente e muito conteúdo ainda. Mas em meio a tantos criadores, como fazer seu podcast se sobressair em relação aos demais e atrair uma audiência qualificada e interessada no seu conteúdo?

Anote as 5 dicas básicas abaixo e mãos na massa!

1. A quem se destina?

O primeiro passo para cria um podcast de sucesso é ter muito claro quem é o seu ouvinte ideal.

Idade, sexo, estilo de vida, interesses, gostos e preferências. Definir o perfil do seu público vai te ajudar a direcionar seu conteúdo para quem realmente possa se interessar, e não cair naquela clássica armadilha do marketing que é querer falar com todo mundo e não falar com ninguém.

2. Qual o tipo de conteúdo?

Agora que você já sabe com quer quer conversar, precisa definir o conteúdo do seu podcast.

Fazer um podcast não é só sentar e começar a falar. É preciso ter direcionamento e objetivo em cada episódio para que sua audiência queira acompanhar. Qual a temática central do seu podcast? A partir daí, como você pode criar episódios interessantes que agreguem de alguma forma para quem te escuta?

Tudo o que você precisa saber sobre podcasts!

3. E o formato?

Agora é o momento de definir como você vai formatar esse conteúdo. O primeiro passo é definir se será um podcast somente de áudio ou se terá vídeo também (chamado videocast). Isso vai mudar o tipo de equipamento de gravação, investimento e até as plataformas utilizadas.

Depois, é preciso definir se você apresentará o podcast sozinho, em dupla ou até mesmo um grupo, e também se terá convidados para cada episódio e participação do público por comentário.

Tempo de duração, frequência e cronograma também deverão ser definidos nesse momento.

4. Como será divulgado?

Quais serão suas estratégias de divulgação do seu podcast? Você já tem um perfil ativo nas redes sociais, blog, site ou qualquer outra forma de comunicação com seu público?

Criar estratégias para atiçar a curiosidade de quem te segue também é uma boa pedida, como vídeos de teaser ou cortes engraçados.

5. E os resultados?

Bom, depois que você gravou e publicou e divulgou seu podcast, é hora de avaliar o desempenho.

Muitas das plataformas de podcast mostram dados de acesso como número de usuários, visualizações simultâneas, tempo de permanência e etc. Além disso, a resposta dos ouvintes nos comentários dentro das próprias plataformas e nas redes podem ser um “termômetro” do que as pessoas acharam do conteúdo.

Estude os dados e corrija a rota, se necessário, para os próximos episódios.

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